segunda-feira, 19 de abril de 2010

Bancos de Imagens Digitais


Os bancos de imagens digitais são repositórios de imagens disponíveis on line, que podem ser pagos ou gratuitos. Para que essas imagens possam ser recuperadas, devem passar por um processo de indexação, ou seja, é preciso descrevê-la e representá-la com termos. Em geral os bancos de imagens são organizados por categorias de imagens, como por exemplo: pessoas, animais, paisagens, flores, arquitetura, etc. Em alguns casos é possível fazer uma busca booleana através dos sistemas de busca dos bancos de imagens.

 
Com a imensa produção de imagens digitais, característica da sociedade atual, estes bancos de imagens ganham importância como repositórios da memória da humanidade, tornando-se relevantes fontes de pesquisa. O crescimento dos bancos de imagens pode ser percebido tanto pelo aumento do número de imagens digitais disponíveis on line, quanto pelo aumento do número de usuários dos bancos de imagens.

 
Os bancos de imagens podem ser repositórios da memória de determinada instituição ou de determinada área do conhecimento. Há também as agências de notícias que disponibilizam o acervo fotográfico produzido pelos jornais. No Brasil, a mais importante é a D. A. Press – Agência dos Diários Associados, que tem um acervo de 50 milhões de imagens produzido ao longo de 85 anos. São associados a ela 14 jornais que produzem diariamente 2.000 fotos, registrando temas do cotidiano brasileiro e contribuindo para a preservação da memória jornalística. As imagens são comercializadas para utilização, mas podem ser visualizadas sem restrições, sendo assim importante e acessível fonte de pesquisa, considerando-se que a imagem fotográfica é uma poderosa fonte de informação.

 
Existem também os bancos de imagens gratuitos que disponibilizam as imagens livres de direitos autorais. As imagens contidas nestes repositórios podem ser usadas livremente, podendo ser copiadas e publicadas em blogs ou sites pessoais.
Alguns bancos de imagens digitais gratuitos: Stockvault, Everystockphoto, Stock.XCHNG. No Brasil, temos a Agência Brasil e a Agência Senado, bancos de imagens governamentais, que disponibilizam imagens gratuitamente, desde que citada a fonte. O mais interessante é que as imagens são atualizadas diariamente, os repórteres fotográficos chegam a produzir 100 imagens por dia.

Comunidade indígena em comemoração ao dia do índio, hoje, 19 de abril - Raposa Serra do Sol – Roraima.
Fonte: Agência Brasil.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pessoal, o site http://www.iregioes.com.br tem imagens grátis e não precisa fazer cadastro para os downloads das fotos