domingo, 28 de março de 2010

Pequeno histórico do Blog

Primeiramente achei que não fosse preciso falar de dados históricos de blogs porque todos os colegas da disciplina, assim como eu, leram e releram artigos diversos que mencionavam esses dados, logo, todo mundo já sabia, ficaria repetitivo comentar. Mas em seguida me dei conta de que estamos numa “mídia digital”, ou seja, os posts escritos aqui podem ser lidos por qualquer internauta, então, achei que seria válido fazer um post contendo um histórico do blog. Pra não ficar chato pra quem já sabe, ao invés de ficar repetindo os fatos já conhecidos, resolvi convidar um personagem muito importante na história dos blogs pra falar sobre isso, então, chamei o “Blog Primitivo” pra contar a sua história. Com vocês, o Blog.

“E ae galera, tudo bem? Vô contar pra vocês, tipo, um pouco da minha vida: eu nasci em 1993, mas meu pai, Jorn Barger, me deu o nome de Weblog somente em 1997. Em 1999, um tio muito brincalhão, Peter Merholz, quis fazer uma contração do meu nome com we blog (nós blogamos) e me apelidou de Blog, bem mais legal, e pegou mesmo. Hoje tenho 17 anos, sucesso, tô bombando, todo mundo me conhece, o que é legal pra um adolescente como eu. Tenho tantos amigos que a gente forma a blogosfera, é uma vibe nossa! Isso tudo graças aos blogueiros, que são as pessoas que escrevem os blogs e aos leitores de blogs. Dizem por aí que isso tudo é a Web 2.0, construída pelo usuário, é a sociedade da informação, eu ainda não sei bem, não decidi ainda o que vou fazer no vestibular, mas depois eu vejo. A gente pode tratar de todo tipo de assunto, a galera fica até criando umas classificações aí pra gente, é blog referencial, tipo publicação eletrônica mesmo, blog experimental, tipo diário, agora tem até motor de busca que “indexa” blog, é o Technorati. A gente fala assim, tipo, post sabe e tem também link pro youtube, pra outros blogs e sites, tem foto, daí a galera que lê deixa comentário. É massa! É isso ae, valew!”

Referências

BARROS, M. A. Blogs e bibliotecários. [S.l.: s.n., s.d.]. Disponível em: http://74.125.155.132/scholar?q=cache:-aUqorWUC18J:scholar.google.com/ Acesso em: 25 mar. 2010.

SOUZA, P. J. et al. A blogosfera: perspectivas e desafios no campo da Ciência da Informação. Cadernos Bad, Lisboa, n. 1, p. 87-137, 2007. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7797/1/A%20Blogosfera%20-%20perspectivas%20e%20desafios%20no%20campo%20da%20Ci%C3%AAncia%20da%20Informacao.pdf. Acesso em: 25 mar. 2010.

Nenhum comentário: