sábado, 27 de março de 2010

Blog – principal ferramenta da Web 2.0

Vivemos na chamada “sociedade da informação” e é a informação digital a responsável por essa denominação, já que é em função das mídias digitais que se deu a chamada “explosão da informação”, pois a facilidade de produção e transmissão por esse meio é mais ágil e menos burocrática do que através dos suportes tradicionais, sobretudo o papel. A informação agora é produzida “de baixo para cima”, somos todos produtores e consumidores de informação ao mesmo tempo, pois através da Internet, podemos interagir mais facilmente com quem produziu a informação e podemos também produzir, através das inúmeras ferramentas disponíveis. Chamamos esse processo de “Web 2.0”, isto é, a web construída pelo usuário. Isso pode ser feito através de sites de relacionamento, de listas de discussão de assuntos específicos, de comentários sobre produtos em sites de compras, há diversas maneiras, mas a principal ferramenta da Web 2.0 é o blog.

O blog é um site na Internet, uma ferramenta de postagem de conteúdos, de forma simplificada. Qualquer pessoa pode ter um blog, basta escolher um serviço de hospedagem de blogs, na maioria gratuitos, e criar uma conta. Através de um blog podemos tratar dos mais variados assuntos de nosso interesse. As postagens são armazenadas de forma cronológica inversa, a última postagem aparece em primeiro lugar. O mais importante em relação aos blogs é a interação: através da opção “Comentários” o leitor do blog pode dar a sua opinião e contribuir na discussão do assunto tratado no blog.

Sabemos que a informação e a comunicação são intrínsecas, uma não existe sem a outra, logo, para que o processo se efetive, é preciso um emissor e um receptor, além da mensagem. A Web 2.0 facilitou imensamente esse processo, pois o receptor passa a ser também emissor e a construção do conhecimento se torna, assim, muito mais dinâmica. A utilização de blogues proporciona: o compartilhamento de idéias e discussão sobre assuntos de interesse do usuário; a criação de comunidades virtuais e a descentralização do poder da informação – que passa das mídias tradicionais para as mídias digitais.

Assista aos vídeos "O futuro da informação" e "Prometeus - Revolução da mídia"

Referências

BARROS, M. A. Blogs e bibliotecários. [S.l.: s.n., s.d.]. Disponível em: http://74.125.155.132/scholar?q=cache:-aUqorWUC18J:scholar.google.com/ Acesso em: 25 mar. 2010.

SOUZA, P. J. et al. A blogosfera: perspectivas e desafios no campo da Ciência da Informação. Cadernos Bad, Lisboa, n. 1, p. 87-137, 2007. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7797/1/A%20Blogosfera%20-%20perspectivas%20e%20desafios%20no%20campo%20da%20Ci%C3%AAncia%20da%20Informacao.pdf. Acesso em: 25 mar. 2010.

Nenhum comentário: