Em geral, quando acessamos um blog ou site pela primeira vez, quase de imediato já formamos nossa “opinião” através da visão geral que se tem do leiaute, do assunto tratado – se é ou não de nosso interesse – e, talvez principalmente, pelo estilo da escrita do autor. Isso basta para termos uma “opinião” sobre o blog ou site. Porém, sabemos que opinião é conjectura, não passa de uma idéia confusa a cerca da realidade, muito diferente da observação metódica.
Para que possamos fazer uma avaliação confiável da informação publicada, é preciso que tenhamos critérios bem definidos. A partir de critérios de avaliação estudados por diversos autores, elegi os dez que considerei mais importantes por se repetirem. A seguir, vamos definir cada critério, na forma de um questionário, para que se possa aplicá-lo.
1 Autoridade: o autor do blog é facilmente identificável?
2 Objetivos: a que o autor se propõe, qual a finalidade do blog ter sido criado?
3 Atualização: qual a freqüência com que as informações são atualizadas, qual é a data da última publicação?
4 Conteúdo: o conteúdo do blog é pertinente aos objetivos propostos? Os assuntos são tratados com profundidade?
5 Precisão: os assuntos abordados são devidamente referenciados?
6 Originalidade: os textos são originais ou as informações são somente linkadas de outros recursos da Internet?
7 Escrita: a correção ortográfica e gramatical é observada nos textos postados?
8 Acesso: a informação é facilmente encontrada? O blog tem um sistema de busca, tag cloud, sistema de arquivamento visível?
9 Links: existem links para outros recursos pertinentes ao assunto que está sendo tratado?
10 Leiaute: o leiaute do blog é agradável, a navegação flui facilmente?
No próximo, post, "Blogs para avaliação", faremos a avaliação de três blogs aplicando os critérios acima descritos.
Veja apresentação de Luísa Alvin, professora nas Universidades do Porto e do Minho, em Portugal, sobre o tema em: "Avaliação da qualidade de blogues"
Referências
ALVIM, L. A Avaliação da Qualidade de Blogues. Disponível em: http://badinfo.apbad.pt/Congresso9/COM105.pdf. Acesso em: 28 mar. 2010.
JIMÉNEZ HIDALGO, S.; SALVADOR BRUNA, J. Evaluación formal de blogs con contenidos académicos y de investigación en el área de documentación. In: El profesional de la información. Madrid, v. 16, n. 2, mar./abr 2007. p. 114-122. Disponível em: http://digital.csic.es/handle/10261/4419 . Acesso em: 28 mar. 2010.
TOMAÉL, M. I. et al. Avaliação de fontes de informação na Internet: Critérios de Qualidade. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 11, n. 2, p. 13-35, 2001. Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/293/216. Acesso em: 28 mar. 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário