segunda-feira, 29 de março de 2010

Critérios para avaliação de blogs

Com o avanço das novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC’s), a quantidade de informação digital aumentou, mas não necessariamente a qualidade. A facilidade de criar um blog, por exemplo, faz com que todo tipo de conteúdo seja facilmente publicado na Internet, sem que com isso tenha-se garantia de qualidade. Assim, é importante que se saiba separar a informação confiável do resto.

Em geral, quando acessamos um blog ou site pela primeira vez, quase de imediato já formamos nossa “opinião” através da visão geral que se tem do leiaute, do assunto tratado – se é ou não de nosso interesse – e, talvez principalmente, pelo estilo da escrita do autor. Isso basta para termos uma “opinião” sobre o blog ou site. Porém, sabemos que opinião é conjectura, não passa de uma idéia confusa a cerca da realidade, muito diferente da observação metódica.

Para que possamos fazer uma avaliação confiável da informação publicada, é preciso que tenhamos critérios bem definidos. A partir de critérios de avaliação estudados por diversos autores, elegi os dez que considerei mais importantes por se repetirem. A seguir, vamos definir cada critério, na forma de um questionário, para que se possa aplicá-lo.

1 Autoridade: o autor do blog é facilmente identificável?

2 Objetivos: a que o autor se propõe, qual a finalidade do blog ter sido criado?

3 Atualização: qual a freqüência com que as informações são atualizadas, qual é a data da última publicação?

4 Conteúdo: o conteúdo do blog é pertinente aos objetivos propostos? Os assuntos são tratados com profundidade?

5 Precisão: os assuntos abordados são devidamente referenciados?

6 Originalidade: os textos são originais ou as informações são somente linkadas de outros recursos da Internet?

7 Escrita: a correção ortográfica e gramatical é observada nos textos postados?

8 Acesso: a informação é facilmente encontrada? O blog tem um sistema de busca, tag cloud, sistema de arquivamento visível?

9 Links: existem links para outros recursos pertinentes ao assunto que está sendo tratado?

10 Leiaute: o leiaute do blog é agradável, a navegação flui facilmente?

No próximo, post, "Blogs para avaliação", faremos a avaliação de três blogs aplicando os critérios acima descritos.

Veja apresentação de Luísa Alvin, professora nas Universidades do Porto e do Minho, em Portugal, sobre o tema em: "Avaliação da qualidade de blogues"


Referências

ALVIM, L. A Avaliação da Qualidade de Blogues. Disponível em: http://badinfo.apbad.pt/Congresso9/COM105.pdf. Acesso em: 28 mar. 2010.

JIMÉNEZ HIDALGO, S.; SALVADOR BRUNA, J. Evaluación formal de blogs con contenidos académicos y de investigación en el área de documentación. In: El profesional de la información. Madrid, v. 16, n. 2, mar./abr 2007. p. 114-122. Disponível em: http://digital.csic.es/handle/10261/4419 . Acesso em: 28 mar. 2010.

TOMAÉL, M. I. et al. Avaliação de fontes de informação na Internet: Critérios de Qualidade. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 11, n. 2, p. 13-35, 2001. Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/293/216. Acesso em: 28 mar. 2010.

Nenhum comentário: